Curadoria de Conteúdo: Saiba 5 ótimas dicas para começar a usar agora
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A curadoria de conteúdo é uma das mais relevantes e úteis ferramentas que um produtor de conteúdo pode ter no seu cinto de utilidades. Utilizá-la apropriadamente, porém, não é tarefa fácil. Para otimizar o seu processo, você precisa colocar no papel o fluxo de ações para compartilhar um conteúdo na rede e entender melhor cada passo.

No artigo de hoje nós vamos complementar nossa conversa anterior sobre o assunto e te dar 5 dicas para que você possa usar melhor a curadoria de conteúdo na sua publicação. Vamos lá?

Utilize um agregador de conteúdo para reunir os melhores artigos

O primeiro passo para otimizar seu trabalho será arranjar um agregador de conteúdo para que você possa selecionar tudo que seja do interesse do seu blog ou site e então analisar quais são mais interessantes.

Um dos mais utilizados é o Feedly. Basta adicionar nele os sites e blogs do seu interesse e acompanhar as novidades de todos ao mesmo tempo.

Outra boa dica é utilizar o Google Alerts, um programa que envia um alerta sempre que um novo artigo ou notícia sobre algum tema foi publicado.

Tome cuidado com o RSS e as mudanças do algoritmo do Google

Desde 2014, o Google entende o processo de curadoria de conteúdo de uma forma diferente. Atualmente, o algoritmo não adiciona valor SEO ao seu site se você fizer curadoria de conteúdo de outras pessoas. Por isso, não é mais interessante simplesmente adicionar o RSS de outras páginas no seu site para importar o conteúdo.

O mais interessante, portanto, é editar o post que será incorporado, de preferência cortando alguns trechos do artigo original e deixando links para que os seus visitantes possam ter acesso ao conteúdo original.

Incremente a curadoria de conteúdo com sua opinião ou recursos

Um erro muito comum de quem pratica curadoria de conteúdo é apenas incorporar um artigo interessante e de qualidade e não fazer absolutamente mais nada.

Esse tipo de estratégia não é interessante para seu blog ou site e nem mesmo para seus leitores. Toda que vez que um conteúdo interessante for selecionado, lembre-se de incrementá-lo com algo que apenas a sua página poderia oferecer.

A dica mais simples é adicionar a sua opinião sobre o assunto, oferecendo uma segunda camada de profundidade aos seus leitores, com um ponto de vista extra sobre o tema em questão.

Outra boa maneira de deixar a sua curadoria de conteúdo mais profunda e com uma qualidade superior é adicionando imagens, vídeos e outros recursos visuais (como infográficos) para oferecer contrapontos e contexto para seus visitantes.

Use o conteúdo captado para fidelizar seus seguidores ou leitores

Muitos produtores de conteúdo costumam utilizar as redes sociais exclusivamente para divulgar seus conteúdos, quase como um feed de notícias. Essa estratégia não gera engajamento e nem fidelidade dos seus seguidores e leitores.

A curadoria de conteúdo pode entrar nesse ponto. É possível que o artigo selecionado possa ser compartilhado por lá também, com um belo CTA chamando os leitores para um debate, aumentando o engajamento.

Use a curadoria de conteúdo como forma de aumentar seu escopo

Cada produtor de conteúdo tem uma quantidade limitada de material que pode colocar na rede todos os dias e, invariavelmente, essa quantidade é menor do que o escopo de conteúdo que ele gostaria de colocar online.

A curadoria de conteúdo aparece como uma ótima alternativa nesse caso. Com essa ferramenta, é possível conjugar a sua capacidade com a de outros produtores pela rede, para aumentar a relevância e abrangência do seu site.

Como deu para ver, a curadoria de conteúdo é uma ótima ferramenta para qualquer um que trabalha com um site ou blog nos dias de hoje. Agora que você já aprendeu como utilizá-la da melhor forma possível, que tal deixar um comentário contando a sua opinião sobre o assunto?