O que é ROI e por que monitorá-lo em uma campanha de mídia online?

O que é ROI e por que monitorá-lo em uma campanha de mídia online?

Marketing de Defensores: entenda o conceito e incorpore à sua estratégia!

Você provavelmente já ouviu falar sobre ROI, o Return on Investment. Essa sigla é muito usada para mensurar os resultados das campanhas de vendas das empresas, sinalizando quantas pessoas foram alcançadas pelos investimentos e convertidas em leads ou clientes. Para saber esse resultado, é muito importante monitorar os retornos em todas as ações de mídia online que você investiu.

Quer entender mais sobre o assunto? Vamos explicar tudo com mais detalhes para você!

O que é ROI, afinal?

A sigla ROI significa retorno sobre o investimento, em tradução literal, ou seja, um indicador que sinaliza se as suas campanhas estão obtendo bons resultados ou não. Nada mais natural, já que as empresas sempre querem saber quanto tiveram de retorno em cima de todo capital que investiram em determinado projeto, não é?

Justamente por isso, talvez o ROI tenha se firmado entre os indicadores mais importantes. Esse cálculo pode ser decisivo nos investimentos para outros projetos e ainda para medir e comprovar como as aplicações na área de marketing digital podem trazer muitos resultados para qualquer empresa.

Como calculá-lo?

Bom, agora que você já sabe o que é e como é importante, deve estar se perguntando como calculá-lo. O cálculo do ROI deve ser feito da seguinte forma:

ROI = ganho conquistado – investimento inicial/investimento inicial

Muitas empresas de sucesso no mercado medem a taxa de ROI considerando qual foi a quantidade de vendas conquistadas pelo valor que investiram em mídia. Assim fica bem mais fácil perceber se a estratégia está acertada ou se precisa de algum redirecionamento.

Lifetime Value

Vale lembrar que o Lifetime Value é outro ponto importante e que merece ser avaliado. Ele significa qual o valor de um cliente considerando médio e longo prazos e todos os relacionamentos e experiências que ele teve com a empresa nesse meio tempo. Tudo isso leva em conta também o fato de ele ter se tornado um promotor da marca, recomendando-a para os amigos.

Fazer esse tipo de cálculo, como você deve imaginar, pode ser muito subjetivo. Ainda assim, considerar o Lifetime Value (LTV) e o ROI podem ser a melhor maneira de criar um plano de mídia online certeiro, escolhendo os canais corretos e captando os clientes.

Por que o ROI é tão importante na mídia online?

Se você ainda tem algum tipo de dúvida sobre a necessidade desse indicador (que é um dos mais eficazes), levantamos algumas vantagens que podem te convencer:

Oportunidade de avaliar a iniciativa

Como falamos, por meio do ROI você consegue analisar se sua estratégia de mídia online está caminhando bem ou se precisa de alguma alteração. E tem mais: essa é uma maneira de planejar as metas comerciais de forma mais próxima da realidade.

Identifica o prazo de retorno

Se a mídia off-line oferece uma dificuldade enorme de mensuração, a realidade on é bem diferente. Com ela, você consegue saber qual é o prazo de retorno dos investimentos que sua empresa fez nos últimos meses — e tudo isso pode ser feito por meio de uma segmentação de canais.

Proporciona aumento nas vendas

Aumento de vendas significa um aumento de lucros e, convenhamos, qual executivo não sonha com essa realidade? Com o ROI, fica bem mais fácil acompanhar o comprometimento das pessoas com sua meta e os resultados em curto, médio e longo prazos.

Como você percebeu, traçar metas e realizar um monitoramento consistente são ótimas formas de cuidar da sua empresa — e o ROI ajuda bastante nisso. Acompanhe os processos para saber se sua estratégia de mídia online está seguindo o plano que você traçou.

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