Glossário de Mídia Online: Entenda os 7 principais termos

Glossário de Mídia Online: entenda os 7 principais termos!

A mídia online e os anúncios têm com uma linguagem peculiar — para não dizer muito específica —, o que faz com que muitas pessoas que trabalham com a área não saibam muitos dos termos, confundindo e se questionando sobre o que significam. Se você trabalha assim, sabe que essa é a realidade.

Para facilitar a vida de todo mundo e acabar com esse problema de uma vez por todas, criamos um glossário de mídia online com os principais termos. Confira e conheça cada um deles!

CPC14

CPC é a abreviação para Custo Por Clique. Nesse caso, o anunciante paga um valor para que seu anúncio seja bem ranqueado nos sites de busca ou posicionado em outras plataformas (como o Facebook). Quando uma pessoa clica nessa publicidade online, um valor é pago pelo clique.

Essa pode ser uma boa tática, afinal de contas, se a pessoa clicou no seu anúncio, provavelmente tem algum interesse no seu negócio, concorda? O ponto negativo é que alguns concorrentes ou pessoas de má fé podem clicar no seu anúncio apenas para aumentar o seu gasto e não alterar em nada o interesse dos seus clientes. Então é bom sempre ponderar e ver se o investimento está sendo convertido em clientes reais ou não.

CPA

O CPA, por sua vez, é o Custo Por Ação. Ele representa o valor que o anunciante paga caso o cliente faça o que foi combinado. Nesse caso, pode ser concluir uma ação que foi estipulada ou direcionar para outro website, por exemplo.

Se você achou um pouco confuso, pense que ele funciona como uma comissão sempre que a empresa tem algum retorno em cima de determinado anúncio.

CPM

O CPM é o Custo por Mil, ou seja, os anunciantes pagam um valor sempre que o banner ou uma ação publicitária atingir uma visualização superior a 1000 vezes (ou aparições).

CPL

Talvez uma das siglas mais conhecidas, o Custo Por Lead é um método cada vez mais comum. Nesse caso, é preciso que um usuário online seja convertido em lead para que o pagamento aconteça. Se você não sabe o que é lead, vale lembrar que é aquele visitante que está rodando pela internet e oferece os seus contatos para obter algum conteúdo que você produziu.

Conquistar isso pode não ser muito fácil, sendo necessário investir em cadastro, newsletter e conteúdo de qualidade. Entretanto, o resultado disso é a procura de clientes em potenciais pela sua empresa.

Conversões

A conversão é um termo muito comum no marketing digital e não é para menos, já que é a ação mais desejada. Nesse caso, depois que você tem um lead, o interesse número 1 é transformá-lo em cliente, certo? A conversão contabiliza justamente a quantidade de conclusões que o final de um projeto gerou.

É muito comum usar a expressão “taxa de conversão” também, indicando o número de conversões que aconteceu em cima do número de cliques que os anúncios geraram.

Efeito viral

O efeito viral sinaliza a quantidade de pessoas que foram atingidas por uma publicação. Como a mídia online oferece uma grande oportunidade de mensuração, é possível saber a quantidade de pessoas únicas que viram uma publicação — o que é ótimo!

ROI

ROI é a sigla para o Return On Investiment (ou retorno sobre o investimento, em português). Esse sinaliza a quantidade de conversões (ou seja, vendas) que aconteceram pelo total de investimento feito nas campanhas publicitárias. Assim é possível descobrir o que você teve de retorno sobre o que investiu e se está no caminho certo ou não.

Agora, com nosso glossário de mídia online ficou bem mais fácil entender os termos técnicos usados pelas estratégias de marketing digital, não é? Essa é uma maneira de criar suas campanhas com mais facilidade e conversar melhor com a agência ou o fornecedor que te atende.

Se você ficou com alguma dúvida ou ainda gostaria de saber mais algum termo, não deixe de comentar no espaço abaixo!