Como fazer um vídeo de sucesso? Confira 5 dicas!

Como fazer um vídeo de sucesso? Os 5 passos que você tem que seguir

Vídeos são um tipo de conteúdo em ascensão, e não é difícil entender o porquê. O YouTube é hoje o segundo maior motor de buscas na internet e, embora o marketing em vídeo costume chegar tarde nas estratégias da maioria dos negócios, ele deve ser cada vez mais priorizado daqui em diante.

Se antes era necessária uma grande produção, hoje a tecnologia para ver e criar vídeos está ao alcance de todos. Além da praticidade, eles garantem um alto nível de engajamento por parte dos visualizadores.

Hoje, você vai entender melhor por que vídeos são excelentes ferramentas de divulgação e, em seguida, como fazer um vídeo de sucesso. Vamos lá!

O consumidor é atraído por conteúdos em vídeo

Você sabia que três quartos das pessoas que dão play em um vídeo assistem mais da metade dele? Esse número é maior do que o de pessoas que vão terminar de ler esse texto. Se você tem uma mensagem para passar, seja ela simples e concisa ou algo que demande uma abordagem mais extensa, aposte nos vídeos!

A tecnologia necessária para a visualização se popularizou

Com o aumento do consumo de vídeo (e da resolução de nossas telas), as tecnologias têm favorecido o audiovisual. Não são só os celulares que ganharam mais espaço para exibir esse tipo de conteúdo: nossas conexões com a internet ficaram mais velozes, hoje carregando um vídeo em questão de segundos.

Além disso, as redes sociais estão mudando seu foco para abranger cada vez mais interações audiovisuais. O Facebook, por exemplo, recentemente adicionou o autoplay às suas funcionalidades. É difícil argumentar que um link consiga chamar mais atenção que isso.

Criar um vídeo de sucesso não é mais tão difícil

Até pouco tempo atrás, o vídeo era um meio dominado por profissionais. Eles levavam centenas de horas para ficarem prontos e acabavam custando alguns milhares de reais. Poucas pessoas sabiam como fazer um vídeo.

Hoje, é possível produzir conteúdo audiovisual com uma infinidade de equipamentos e softwares, e soluções online permitem que se produza um vídeo em alguns minutos, sem exigir muito conhecimento técnico.

Vídeos fazem bem para o SEO da sua página

Você já sabe o quanto SEO é importante na hora de gerar conteúdo para internet. O que você não sabe é quanto um vídeo pode fazer por ele.

Segundo a Comscore, só de adicionar conteúdo audiovisual relevante ao seu website sua empresa aumenta em até 53 vezes as chances de ir parar na primeira página do Google.

Eles são o tipo de conteúdo certo para chamar atenção…

Você quer que seus produtos e serviços sejam entendidos e impactem o maior número de pessoas possível, certo? Vídeos exigem mais atenção do consumidor do que qualquer outro meio.

É preciso parar o que estamos fazendo e dedicar olhos e ouvidos à sua mensagem, o que aumenta o potencial desse meio de comunicação já tão poderoso.

… E uma ótima forma de transmitir emoções

Vídeos são uma ótima forma de criar um laço emocional com seu consumidor. Por oferecer atributos, como uma trilha sonora e expressões faciais, os vídeos nos influenciam mais subjetivamente do que outros formatos. Isso resulta em mais conversões para sua empresa.

Pesquisas recentes indicam que mais de 70% dos negócios veem suas taxas de conversão decolarem depois aprenderem como fazer um vídeo!

Pois bem: como fazer um vídeo de sucesso?

Que vídeos fazem sucesso e são mais atraentes que conteúdos em texto você já sabe, mas como fazer um vídeo atrativo é a pergunta que ainda nos falta responder. Com as dicas a seguir, será fácil colocar a máxima “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” em prática!

1. Tenha uma estratégia bem definida antes de pensar em como fazer um vídeo

Nenhuma de suas estratégias de marketing existe sem planejamento, certo? Vídeos não poderiam ser diferentes. Antes de começar a planejar um vídeo corporativo, você precisa descobrir para que ele serve: gerar consciência de marca ou nutrir leads? Divulgar um novo produto ou alavancar as vendas de um velho conhecido do público? Defina seu objetivo e planeje onde quer chegar com um conteúdo de vídeo para obter o impacto que sua ideia merece.

2. Veja seus vídeos como uma história

Todos amamos boas histórias, mesmo que elas não sejam exatamente um clássico da literatura moderna. Nossos cérebros processam de forma mais ágil um conjunto de acontecimentos do que um grupo aleatório de dados. Ver as informações de seu vídeo sob essa ótica pode ajudar a construir algo mais coeso e que engaje ainda mais os espectadores.

Pergunte-se que história pode ser contada com os dados que você possui e crie um roteiro convincente, mesmo que seu vídeo sirva apenas como uma demonstração das funcionalidades de um novo produto.

3. Pense no funil de vendas antes de desenvolver um vídeo

O conceito do funil de vendas é importante na hora de criar qualquer tipo de conteúdo, não apenas aqueles em texto. Um e-book, por exemplo, nunca é direcionado para todo o funil, então por que um vídeo seria?

Alguns são mais apropriados para ganhar o interesse de novos consumidores, outros servem para tirar dúvidas e há ainda aqueles que cativam a audiência que você já conquistou. Mapeie seus conteúdos de vídeo com base na jornada do consumidor e crie conteúdos de nicho com perfeição.

4. Quanto menor, melhor

Outra coisa que aprendemos com os tempos modernos é que nos distraímos com muita facilidade. Enquanto nosso foco costumava ser de cerca de 12 segundos antes da Era Digital, hoje ele é de apenas 8. Lembre-se disso ao pensar em como criar um vídeo.

De modo geral, quanto mais detalhado seu conteúdo (ou seja, feito para o fundo do funil de vendas) maior ele pode ser. O contrário também se aplica. Para fisgar a atenção de um novo consumidor, prefira vídeos com menos de 90 segundos.

5. Qualidade é melhor que quantidade

Não adianta sua empresa sair por aí postando um monte de vídeos que não se encaixam na sua estratégia. Do mesmo modo, não é possível causar uma boa impressão com vídeos que parecem ter saído do fundo de uma garagem. Preste atenção em som e imagem e certifique-se de que a qualidade deles deporá a favor do seu conteúdo audiovisual.

Agora que você já conhece os segredos de como fazer um vídeo de sucesso, que tal tirar o YouTube da sua empresa do marasmo? Não deixe de fazer seu comentário logo abaixo se você tiver dúvidas, sugestões ou ainda compartilhar sua experiência com vídeos!