12 dicas para fazer um conteúdo em vídeo profissional

12 dicas para fazer um conteúdo em vídeo profissional

O vídeo marketing está em alta. Se antes apenas as grandes empresas tinham recursos suficientes para produzir conteúdo em vídeo de qualidade, atualmente qualquer empresa com o mínimo de recursos pode fazê-lo de forma eficiente.

Mas o que fazer para produzir conteúdo em vídeo com excelência? Se você tem esta dúvida chegou ao lugar certo!

Neste post separamos 12 dicas arrasadoras que vão ajudar você a produzir conteúdo em vídeo de maneira profissional!

1. Não grave sem ter um bom roteiro

Um bom roteiro é essencial para um vídeo de qualidade. Sem um roteiro você pode se esquecer de algum detalhe importante de sua fala e se perder em seus pensamentos, deixando o vídeo cansativo para quem estiver assistindo.

E um roteiro pode ser mais do que um script que você segue ao pé da letra, repetindo palavra por palavra. Ele pode ser uma lista com os tópicos mais importantes do seu conteúdo, ajudando você a não ficar perdido em sua fala.

Com um bom roteiro você garante que o conteúdo em vídeo seja objetivo e eficiente, evitando falhas na comunicação de sua mensagem.

2. Elimine o tripé e abuse da criatividade

A estabilidade da câmera ajuda muito na produção de um conteúdo em vídeo profissional. Por isso, muitos cinegrafistas amadores ficam dependentes do tripé com medo de fazer filmagens ruins, tremidas.

Mas o tripé não é um equipamento indispensável para produzir vídeos de maneira profissional. Dependendo da mensagem que você quiser transmitir para seus clientes, uma câmera na mão ou mesmo imagens tremidas podem ajudar você a criar um conteúdo mais interessante, diferenciando-se de outros produtores de vídeo.

3. Invista na iluminação de seu conteúdo em vídeo

A iluminação é um dos elementos mais importantes para transmitir um ar mais profissional para seus vídeos. Por mais que um quarto pareça iluminado, é normal que a câmera não consiga captar luz o suficiente, deixando a imagem granulada e escura. Por isso, você deve se preocupar com a iluminação de seu vídeo tanto quanto se preocupa com a qualidade de imagem ou o áudio dele.

Sendo assim, ao invés de contar com a luz ambiente, crie pontos de luz que destaquem o que você está filmando. E além das lâmpadas para iluminação, use rebatedores de luz, que ajudarão você a reduzir as sombras de seu vídeo.

Procure evitar sombras muito marcadas no seu rosto, e as chamadas “sombras duplas”, criadas por dois ou mais focos distintos de luz. Experimente também diferentes origens de iluminação, vindos da sua lateral, de trás da câmera, ou até mesmo do fundo do quadro.

4. Cuide do seu áudio

Muita gente se esquece, mas metade do seu vídeo é feito de som! Se você não prestar atenção no áudio durante sua filmagem, pode ser que na hora da edição você perceba que havia um zumbido incômodo ao fundo, ou aquela britadeira da obra do vizinho, comprometendo toda a sua produção.

E além de procurar por um ambiente silencioso e tranquilo para gravar seus vídeos, evite usar o microfone da sua câmera, pois ele pode captar ruídos que podem atrapalhar a qualidade de som.

Por isso não subestime o poder do seu microfone, ele pode captar mais do que você imagina. Então não perca tempo: para não estragar o seu trabalho, garanta uma boa qualidade de som desde a gravação!

5. Escolha uma boa trilha sonora

A trilha sonora de um vídeo é outro elemento que ajuda a transmitir uma imagem mais profissional, capaz de despertar sentimentos diversos e diferenciando seu conteúdo em vídeo de outros materiais amadores.

Por isso, procure encontrar uma trilha sonora que reforce e ajude a transmitir a mensagem que você deseja. Prefira músicas instrumentais, como som de fundo enquanto você fala, e evite usá-las com um volume muito alto.

E não se esqueça que algumas músicas possuem restrições sobre direito autoral. Sendo assim, escolha músicas de bibliotecas gratuitas, como a Biblioteca de Áudio do YouTube que também oferece várias opções de efeitos sonoros que podem ser usados em seus vídeos.

6. Aposte na fotografia criativa

A fotografia de um vídeo pode fazer toda a diferença em seu material se você quer produzir um conteúdo em vídeo que se destaca entre os concorrentes. Para isso, sair da mesmice é o melhor caminho. Não é porque todo mundo se filma de frente, olhando para a câmera, que você deva filmar dessa forma também.

Experimente outros ângulos de filmagem e outros estilos de narrativas para criar materiais mais interessantes. Você pode buscar inspiração em outros filmes, vlogs, seriados e outros para desenvolver sua linguagem através de diferentes formas de filmar.

Fazendo isso você poderá encontrar os melhores ângulos e enquadramentos para tornar seu vídeo mais atraente e muito mais interessante.

7. Descubra o tempo e o ritmo certos na edição

Passar a mensagem no tempo certo é fundamental, e é isso o que diferencia um vídeo amador de um vídeo profissional.

Por isso é muito importante que você busque descobrir durante a edição qual o melhor formato para o seu vídeo, se deve fazer cortes rápidos, se irá usar uma tomada única do início ao fim, e ainda se usará títulos, fotos, créditos. Tudo isso influencia na qualidade do vídeo.

Lembre-se de deixar alguns segundos de espaço antes e depois das gravações, para ter um tempo de respiro na edição – pode parecer hollywoodiano, mas as palavras “ação!” e “corta!” são ótimas para marcar a gravação.

8. Use o chroma key

Para produzir um vídeo de qualidade não é preciso investir em um estúdio com vários elementos de cenário. Um recurso simples que pode fazer toda a diferença é o chroma key, capaz de inserir qualquer plano de fundo em seus vídeos.

E usar o chroma key é mais simples do que parece. Basta gravar o vídeo com um fundo verde, que pode ser facilmente substituído durante a edição. Com uma filmagem limpa de fundo, você pode fazer várias combinações e abusar de recursos para tornar o seu vídeo profissional um sucesso.

Mas não se esqueça que para usar o chroma key de forma eficiente é muito importante que seu vídeo seja bem iluminado, evitando erros na hora de usar este efeito visual.

9. Narrativa em tempo real ou não?

Para quem ainda está iniciando no mundo dos vídeos profissionais, o melhor é fazer a gravação da narração separadamente do vídeo, inserindo-a apenas na edição.

Fica mais fácil cortar partes do vídeo ou da narração e encaixar os dois para que se tornem um produto final harmonioso. Já para quem tem mais experiência e gosta de arriscar, a narração em tempo real é um verdadeiro desafio!

10. Manipulação de cores

Você gosta de brincar com os seus vídeos? É possível criar um vídeo profissional utilizando recursos de imagens monocromáticas e aplicação de filtros, construindo algo verdadeiramente genuíno e divertido.

A manipulação de cores também pode ajudar a mudar o tom de sua mensagem. Aumentando o tom de azul em seus vídeos pode ser uma prática simples para transmitir mais tranquilidade de forma subliminar.

Cores quentes, por outro lado, ajudam a gerar um sentimento de urgência e são capazes de prender mais a atenção de seus espectadores.

11. Escolha um bom editor de vídeos

O programa usado para editar os seus vídeos é um dos elementos que mais influenciam em sua qualidade. Além de ajudarem na inclusão de alguns efeitos visuais, o editor de vídeos pode ajudar você a ganhar tempo na edição, otimizando seu trabalho.

Por isso não fique preso ao Windows Movie Maker, e busque outros programas de edição que podem ajudar você a produzir materiais com qualidade profissional. E eles não precisam ser pagos. Atualmente, existem ótimos editores de vídeos gratuitos que você pode começar a usar.

12. Adquira equipamentos de qualidade

Por mais que você seja capaz de produzir vídeos de qualidade com a câmera de seu celular ou usando outros equipamentos caseiros, não se engane: usando bons equipamentos você será capaz de criar vídeos com qualidade muito superior.

Por isso invista o que puder em equipamentos que podem agregar valor a seu conteúdo em vídeo, como equipamentos de som, iluminação e lentes para sua câmera.

Agora que você já sabe o que deve fazer para produzir conteúdo em vídeo profissional, leia nosso artigo onde mostramos as 9 qualidades essenciais de um produtor de vídeos.