Nutrição de Leads: Engaje e fidelize seus leads com conteúdos relevantes

Você já se perguntou por que tão poucos visitantes do seu site se transformam em vendas? Saiba que apenas atrair tráfego não é suficiente para gerar conversões. Muitas pessoas que chegam aos seus conteúdos não estão realmente interessadas no que você tem a oferecer. E, às vezes, até estão interessadas, mas não recebem a devida atenção e não evoluem no processo de compra. Então, o que fazer para impulsionar as vendas?

Se você ainda não ouviu falar em nutrição de leads, fique neste post! Você pode estar perdendo muitas oportunidades. Entenda!

O que é nutrição de leads?

Segundo a estratégia de Inbound Marketing, apenas atrair visitantes para um site não é suficiente. Se você atrai tráfego qualificado, já está no caminho certo. Porém, para converter em vendas, é preciso mais: transformar esses visitantes em leads, e as leads em clientes. Mas esse processo não acontece como mágica.

Um visitante se torna uma lead quando demonstra interesse em seu site e deixa seu e-mail com você. A partir daí, você tem a ferramenta principal para fazer a nutrição de leads: o envio automatizado de e-mails de acordo com seu estágio no processo de compra, com conteúdos relacionados ao que o visitante mostrou interesse.

Nesse sentido, a estratégia de conteúdo — em posts, vídeos, webinars, e-books, infográficos etc. — passa a ser essencial.

Por que nutrir leads?

No funil de vendas, a nutrição tem o papel de preparar a lead para a próxima etapa, o momento da compra, informando e educando sobre a solução oferecida. Além disso, a nutrição fortalece o relacionamento com a lead e conquista sua confiança, ao demonstrar abertura para a conversa e a autoridade no assunto. Assim, as conversões em vendas tendem a aumentar significativamente.

Quais os benefícios dessa prática?

Você já deve ter percebido a importância da nutrição de leads para gerar resultados. Vamos listar agora os principais benefícios desta estratégia:

Economia de tempo

Como o processo é todo automatizado, você otimiza seu tempo ao entregar à tecnologia tarefas que seriam manuais e sujeitas a falhas. Os e-mails são previamente criados e são programados na plataforma para serem enviados periodicamente às leads.

Segmentação

Para conquistar a atenção das pessoas atualmente, é preciso ser relevante. Para isso, o ideal é se comunicar com a pessoa certa, no momento certo com os conteúdos certos. E é isso que a nutrição de leads faz, ao segmentá-las por assunto de interesse e pelo estágio de compra.

Gerenciamento dos processos

De forma organizada dentro de uma plataforma, você consegue acompanhar todos os processos. Assim, é possível verificar exatamente em que pontos é preciso fazer ajustes para alcançar melhores resultados, e não se prender a métricas de vaidade.

Maior número de oportunidades

Com o processo de nutrição de leads, você consegue mantê-las engajadas com a empresa por mais tempo, criando uma fidelidade com seus conteúdos. Dessa forma, mais leads se tornam maduras para o momento da compra, e fica mais fácil vender para elas.

E no seu negócio? Você já aplica a nutrição de leads? Já pensou como seria? Comente abaixo e vamos trocar mais ideias!