Snapchat Marketing: Engaje ainda mais a audiência do seu canal

Snapchat Marketing: como engajar o público do seu canal

Snapchat Marketing: como engajar o público do seu canal

Produtores de conteúdo no YouTube — e nas demais mídias sociais — devem estar sempre atentos às novidades envolvendo estas plataformas. Em questão de semanas, novos aplicativos e novos meios surgem, modificando as formas de interação e demandando novas estratégias para gerar engajamento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para gerar engajamento do público do seu canal, utilizando como ferramenta principal o aplicativo queridinho do momento, o Snapchat.

Para isso, mostraremos que investir no Snapchat marketing pode ser uma ótima escolha de aproximação. Confira!

Por que investir em Snapchat Marketing?

Criado em 2011, o Snapchat é um aplicativo que conta com mais de 200 milhões de usuários. A plataforma recebe cerca 6 bilhões de acesso diários e tem um tráfego de mais de 8 mil imagens por segundo.

O objetivo desse aplicativo é criar uma nova forma de interação, na qual os usuários se comunicam por imagens, mensagens e vídeos instantâneos. Seu grande diferencial é que o conteúdo enviado não ficará armazenado no dispositivo alheio. Isso porque o remetente deve, obrigatoriamente, escolher um tempo de duração — de 1 a 10 segundos — em que o conteúdo enviado ficará disponível para o destinatário.

Alguns dados revelam que essa plataforma conquistou um lugar de destaque junto ao público, principalmente os jovens, pois, segundo a empresa Statista: 50% dos usuários estão entre os 13 e os 17 anos e 31% entre os 18 e os 24.

Se o público do seu canal no YouTube tem esse perfil, você precisa de um posicionamento jovem. E, investir no Snapchat, então, como ferramenta e estratégia de marketing é, sem dúvida, uma excelente escolha.

4 maneiras de utilizar o Snapchat como estratégia de  marketing do seu canal

Os dados deixam claro que o aplicativo possui um público gigantesco, mas a questão é: como utilizar essa ferramenta para engajar essas pessoas em um canal? Separamos algumas ideias para te ajudar:

1. Tire proveito do formato do conteúdo

Sua audiência é propensa a gostar de imagens, então, espalhe conteúdo exclusivo nesse formato.

  • Mostre os bastidores de um novo vídeo;
  • Acompanhe a reação das pessoas ao assistirem um novo conteúdo disponibilizado;
  • Documente os eventos envolvendo seu canal e seus vídeos.

2. Promova um contato direto com seu público

O Snapchat oferece essa possibilidade de interação, portanto, use-a.

  • Deseje boas vidas personalizadas ao seu novo seguidor, antes de enviar outros conteúdos;
  • Mantenha um controle (pode ser uma simples planilha do Excel) dos seus seguidores. Isso é importante para que você realize uma interação inteligente, evitando ser interpretado como spam ou enviando repetitivamente o mesmo conteúdo.

3. Faça promoções para esse público

Use essa possibilidade para atrair e manter seguidores. Não se engane: nem sempre essas promoções envolvem um custo financeiro.

  • Envie cupons que permitam o acesso a vídeos exclusivos ou que serão lançados para o público geral posteriormente, como uma pré-estreia.
  • Lance desafios recompensados. Nesse caso, você lança um desafio que envolva seu canal e recompensa quem enviar vídeos ou imagens de acordo com suas regras.

4. Aplique técnicas de storytelling

Essa é uma nova estratégia que tem dado muito certo: contar histórias com humor e originalidade.

  • Envolva seu canal nessa história, bem como seus funcionários e a própria empresa;
  • Divida essa história em partes, deixando sempre um gancho para que o público volte para saber a continuação.

Percebeu que absorver essa nova ferramenta não é tão difícil e pode ser uma excelente estratégia para engajar seu público?

Se você tem mais alguma ideia de interação e engajamento por meio do Snapchat Marketing, comente aqui e compartilhe conosco.