SEO: Otimize suas páginas e seja um dos primeiros resultados do Google

SEO: entenda mais sobre a otimização de páginas

Mecanismos de buscas existem desde a criação da World Wide Web, mais conhecida como internet. Desde então, e com a criação do Google, monstro dos buscadores de páginas, donos de websites quebram a cabeça para tentar aparecer nos primeiros resultados.

Afinal, você já parou para pensar por que os resultados que vemos na primeira página que mais chamam nossa atenção quando fazemos qualquer pesquisa são esses? E foi para isso que o SEO, Search Engine Optimization, surgiu.

Quer entender mais sobre essa ferramenta essencial para sua estratégia de marketing digital? Continue lendo!

O que é SEO?

SEO é o nome dado às estratégias que buscam melhorar o rankeamento de sites nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Nos seus resultados, o buscador mostra links de páginas que considera possuírem mais relevância e autoridade. A autoridade de um site é medida após a análise do número e da qualidade de links desse mesmo site em outras páginas da web.

Como acontece o rankeamento?

Suas páginas terão grande potencial de aparecerem nos primeiros resultados do Google se tiverem um conteúdo de qualidade, com boas referências de outros websites. Isso acontece porque o buscador promove páginas que possuem maior autoridade e conteúdo relevante relacionado à pesquisa do usuário.

E, para conquistar isso, é preciso escrever conteúdos que as pessoas achem úteis e relevantes para que compartilhem em blogs, Twitter, Facebook etc., fazendo com que o Google reconheça esses sinais de autoridade.

Mas como exatamente eu uso o SEO?

Existem duas partes essenciais para uma boa estratégia de SEO:

On Page

Quando pensamos em “on page”, ou dentro da página, estamos avaliando aquilo que podemos fazer dentro do nosso próprio website para que os mecanismos de busca o reconheça e considerem seu conteúdo relevante.

Isso significa criar conteúdo útil, relacionado ao nicho de mercado em questão, com palavras-chaves que garantam que os buscadores achem seu site ou blog e os relacionem em seus resultados.

É aqui que entra o Marketing de Conteúdo, que significa criar material de valor para o consumidor, com o objetivo de atraí-lo, transformá-lo em lead e fazer a lead virar cliente.

Off Page

Já no “off page”, ou fora da página, estamos pensando nas referências criadas às suas páginas em outros websites. Nessa parte, temos o link building, que busca a construção de links externos que direcionem para o seu site.

É como tentar fazer com que outras páginas digam ao Google, e a outros mecanismos, sobre o que é o seu site, como ele possui autoridade no mercado e como pode ser confiável.

Os benefícios dessa técnica são inúmeros. Resumindo, se você quer começar a trabalhar com uma boa estratégia de SEO, faça seu dever de casa e entenda qual tipo de conteúdo seu cliente em potencial está procurando.

Crie um site bacana e responsivo, com conteúdo que seja útil ao seu público e que torne o compartilhamento algo natural, fazendo com que o tráfego nele aumente consideravelmente.

Curtiu nossas dicas e está pronto para otimizar seu site? Conta pra gente nos comentários!