Evolução do Marketing: Outbound X Inbound Marketing

Outbound x Inbound Marketing: entenda as diferenças

Durante muito tempo, a única maneira utilizada pelas empresas para impactar seus clientes eram os anúncios na TV, no rádio e no jornal, que iam ao encontro com o cliente no momento em que ele estivesse consumindo determinado conteúdo.

Porém, com a evolução dos meios de comunicação e o avanço da internet no dia a dia das pessoas, novas formas de alcançar os clientes foram desenvolvidas. E uma delas, o Inbound Marketing, tem ganhado destaque entre as empresas, justamente por seguir um caminho contrário: em vez de interromper o cliente, ela deixa que ele as encontre.

Mas quais são as reais diferenças entre as ações de marketing tradicional e esta nova metodologia? Qual é o modelo ideal para aplicar em minha empresa? Aprenda as diferenças entre Outbound Marketing e Inbound Marketing neste artigo!

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é a forma tradicional de se fazer marketing, que utiliza principalmente as mídias de comunicação em massa como televisão, rádio, jornais e revistas para conquistar clientes.

O foco do Outbound Marketing é atingir o cliente onde ele está, independentemente do seu interesse pelo produto ou serviço. Para promover um aparelho celular, por exemplo, uma empresa que usa do Outbound Marketing investe na criação de propagandas para rádio e TV, destacando os atributos do aparelho. A mesma empresa pode investir na criação de outdoors, panfletagem nas proximidades da loja ou até mesmo em uma ação de telemarketing ativo junto aos clientes já cadastrados.

Note que, em todos estes exemplos, as ações realizadas buscam alcançar o seu cliente onde ele está, não necessariamente no momento que ele precisa do produto. Em muitos casos, uma das necessidades da campanha é justamente gerar o interesse do cliente por meio da ação promocional.

Características do Outbound Marketing

Esta é uma estratégia eficaz pois alcança um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Porém, geralmente, exige grandes investimentos para a criação, por envolver custos de produção e veiculação muito altos, principalmente para a TV.

Um outro cuidado que precisa ser tomado no Outbound Marketing é que, por alcançar um grande número de pessoas, pode atrair também um público não qualificado, que não necessariamente tenha interesse pelo produto ou serviço oferecido por sua empresa, diminuindo muito sua eficiência.

O que é Inbound Marketing?

Enquanto no Outbound Marketing o objetivo é alcançar o cliente onde quer que ele esteja, o foco do Inbound Marketing é se preparar para se comunicar com o cliente quando ele procura por produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.

Em uma estratégia de Inbound Marketing para promover um celular, por exemplo, a empresa pode investir na criação de um blog que dá dicas sobre como cuidar do aparelho e aumentar sua longevidade; pode ensinar quais fatores o cliente deve levar em consideração ao comprar um novo aparelho; pode apresentar comparativos com outros aparelhos similares do mercado ou mesmo ensinar a escolher a melhor película para proteger a tela do aparelho. É criado qualquer tipo de conteúdo que seja de interesse do cliente.

Vale lembrar que este conteúdo não precisa ser apenas em formato de blog posts, mas também podem ser em formato de vídeo ou mesmo podcasts. O foco é preparar o terreno para quando o cliente buscar por seu produto ou tiver dúvidas relacionadas a ele.

Características do Inbound Marketing

Ao buscar por determinados conteúdos por meio das ferramentas de busca ou mesmo pelas redes sociais, os clientes se aproximam da marca e se relacionam com ela, facilitando a conversão.

Além de ser menos intrusivo, por não interromper a rotina do cliente para se comunicar com ele, investir em Inbound Marketing é normalmente mais barato que as ações de marketing tradicionais, principalmente por ter custos menores na veiculação dos materiais e na sua produção.

Além disso, podemos destacar que, com a criação de conteúdo relevante, você ajuda na construção de sua marca como autoridade no assunto discutido, transformando sua empresa em um influenciador do mercado e, com isso, aumentando as vendas.

Ficou claro para você qual a diferença entre o Inbound Marketing e do Outbound Marketing e as vantagens na criação de conteúdo exclusivo para sua empresa? Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida sobre estes conceitos tão importantes para a promoção de sua empresa.