Fique por dentro das tendência de conteúdo de vídeos online!

Ciência e Tecnologia: tendências de conteúdo em vídeos online

Ciência e Tecnologia: tendências de conteúdo em vídeos online

Atualmente, tornou-se um hábito pesquisar na internet sobre dúvidas do cotidiano ou buscar informações relevantes para nossa vida, graças ao volume gigantesco de informações disponíveis na rede.

Mas, com a popularização de sites como o YouTube, temas mais complexos, como os abordados pela ciência e tecnologia, vêm sendo disseminados de uma forma mais simples e didática nos vídeos, conquistando o interesse de pessoas de todas as idades.

E é pensando nisso que preparamos um texto para você ficar por dentro das tendências de conteúdos em vídeos online sobre ciência e tecnologia. Confira!

Quais são as razões do sucesso?

Devido à liberdade que os donos dos canais têm para elaborar os seus vídeos, a abordagem utilizada torna os temas, até então difíceis e complexos para a maioria das pessoas, mais simples de serem entendidos.

Além disso, os canais que divulgam esse tipo de conteúdo buscam elucidar a teoria por meio de experiências, que, com pitadas de humor e uma linguagem mais descontraída, atraem jovens e pessoas que há muito tempo não tinham contato com temas tão específicos relacionados à área de ciências, por exemplo.

Quando as pessoas passam a perceber que os temas tratados nos vídeos são menos complexos do que imaginavam, e, muitos deles ainda podem ter uma utilidade prática em suas vidas graças ao exemplos e ensinamentos desses conteúdos, passam a acompanhar esse tipo de formato com maior frequência.

É só entretenimento?

A facilidade em postar conteúdos na internet relacionados a entretenimento é muito grande. Mas os vídeos relacionados a temas científicos e tecnológicos vêm ganhando espaço até dentro das salas de aula e não são apenas entretenimento, mas sim uma boa fonte de conhecimento.

É comum que professores se interessem em utilizar em suas aulas alguns dos vídeos postados na rede sobre temas científicos e tecnológicos para seus alunos, já que muitos desses materiais ilustram os conteúdos didáticos por meio de aplicações práticas.

Os próprios alunos, mais familiarizados com as tecnologias, vêm mostrando mais interesse em complementar o que foi visto em sala de aula com a visualização dos conteúdos em vídeo.

Quais são os temas mais abordados?

De pegadinhas cientificas para pregar peças nos amigos, passando por curiosidades do mundo geek, até coisas úteis para o dia a dia, os vídeomakers estão buscando sempre a inovação para atrair mais seguidores aos seus canais.

Nos vídeos, é possível ver “ao vivo” como funcionam algumas experiências de física e de química que, muitas vezes, só conhecemos na escola por meio de teorias. Ou se torna mais divertido e prazeroso compreender alguns fundamentos complexos que embasam a biologia e a astronomia, por exemplo.

Com criatividade, os criadores de conteúdo tornam a ciência e a tecnologia assuntos menos sisudos e mais acessíveis ao público em geral, fazendo com que temáticas “nerds” se tornem modernas e mais populares.

Viu só como, além de matéria obrigatória do currículo escolar, os conteúdos relacionados à ciência e tecnologia vêm se tornando cada vez mais populares na internet graças aos vídeos com formato simples e didático?

Com o objetivo de tornar esses assuntos mais acessíveis a quaisquer pessoas, por meio de uma linguagem amigável e simpática, esses vídeos vêm ganhando cada vez mais espaço e conquistando o interesse de um público cada vez maior, fazendo com que as plataformas de vídeo deixem de ser apenas um local para matar o tempo, mas sim uma ferramenta útil para o ensino e para a aprendizagem.

Se você gostou do post, confira também o que muda no marketing digital com a era dos vlogs.