Saiba mais sobre o que é e como funciona o mix de comunicação

Aprenda como funciona o mix de comunicação dentro da internet

Você conhece o mix de comunicação? É o conjunto de ferramentas usadas por uma organização para realizar a sua comunicação de forma eficiente. Esse mix é composto por seis clássicas formas essenciais de comunicação:

  • Propaganda;
  • Promoção de vendas;
  • Eventos e experiências;
  • Assessoria de imprensa e relações públicas;
  • Marketing direto;
  • Vendas pessoais.

A pergunta é: onde a internet se encaixa no mix de comunicação? Seria ela uma nova forma, que se soma as outras seis? Na verdade, a internet está inserida como veículo que possui diversos tipos de mídia e que pode ser utilizado pelas seis formas de comunicação.

O mix de comunicação dentro da internet

As redes sociais são a mídia mais popular e uma das mais acessíveis da internet, usadas como veículos de propaganda, tanto de forma orgânica quanto por meio de plataformas de anúncios como o Facebook Ads, também como assessoria de imprensa, marketing direto e vendas pessoais através do WhatsApp, do Facebook Messenger, mensagem direta no Twitter, dentre outras formas.

Os vlogs e vídeos em geral despontaram como uma grande mídia online utilizada, dentro do mix de comunicação, para fazer propaganda por meio de merchandising ou de plataformas de anúncios especializadas em vídeos (como a SambaAds e o YouTube), para realizar eventos e transmiti-los ao vivo e até para produzir conteúdo patrocinado pelas marcas, como webséries e videoaulas. Esta mídia já é uma das mais populares da internet, e é o formato que mais cresce no Brasil.

Outra mídia que passa por um amadurecimento rápido é o podcast — programas de áudio gravados e disponibilizados via internet, que podem ser ouvidos a qualquer momento. Mais uma vez, a propaganda está presente, em forma de anúncios inseridos dentro dos programas e dos patrocínios.

Também tem crescido a tendência de marcas lançarem podcasts próprios ou patrocinarem programas extras de terceiros, sempre temáticos (um case de sucesso é o “NerdCast Empreendedor”, do Jovem Nerd, patrocinado meu MeuSucesso.com). Isso possibilita conversar com um público bastante segmentado e aberto ao que a empresa tem a dizer.

Estes são só alguns exemplos de aplicação do mix de comunicação dentro da internet. As possibilidades são inúmeras!

O mix de comunicação na internet pode ser útil para você

O marketing digital traz vantagens em comparação com o tradicional, e um bom uso do mix de comunicação dentro da internet pode trazer resultados excelentes. A palavra de ordem aqui é planejamento, pois só uma estratégia bem planejada alcançará os resultados desejados.

Ao desenvolver conteúdo de qualidade, que seja de interesse do seu público, e unir isso a uma boa estratégia de mix de comunicação para que este conteúdo chegue até este público, você certamente conseguirá não só aumentar o número de visitantes do seu blog ou site, como também aumentar o engajamento na rede.

O fundamental é focar nestes dois pilares: uma boa estratégia de mix de comunicação e um conteúdo de qualidade.

Então, para se inspirar a criar conteúdo de qualidade e elaborar uma boa estratégia, nós listamos 10 tipos de conteúdos importantes em estratégias de marketing de conteúdo. Clique aqui e descubra quais são.