9 qualidade essenciais para bons produtores de vídeos

9 qualidades essenciais para produtores de vídeos

9 qualidades essenciais para produtores de vídeos

Games, maquiagem, moda, culinária… Todo o tipo de assunto pode ser a inspiração para criar vídeos e para atrair milhares de seguidores em todo mundo, utilizando as mais diversas plataformas. Só para se ter uma ideia, o YouTube, um dos maiores sites mundiais, já possui cerca de 1 bilhão de acessos mensais.

É muito vídeo sendo carregado diariamente! E, para se destacar nesse mar de audiovisual, algumas dicas e qualidades de produtores de vídeos podem fazer a diferença. Quer saber mais e descobrir como fazer o seu vídeo bombar? Confira o nosso post a seguir!

Originalidade

Para conquistar audiência, as pessoas precisam ver algo especial em você. Mas nem sempre é fácil quando já existem tantos produtores de vídeos falando sobre os mesmos assuntos.

Conteúdos e tutoriais sobre moda, beleza e games são os mais comuns no mundo dos vloggers. Para quem ainda está dando os primeiros passos, antes de ligar a câmera, é importante pensar em algo diferente do que já existe por aí. Observe o que os demais estão fazendo e pense em algo que você gostaria de assistir, mas ainda não viu.

Mesmo que você deseje falar sobre um assunto mais clichê, seja inovador na forma de se comunicar com o público. Não há um segredo sobre o que fará sucesso, mas a originalidade é, com certeza, um dos maiores atrativos no mundo virtual.

Disciplina

Produtores de vídeo de sucesso costumam postar novos conteúdos em seus canais pelo menos uma vez por semana, ou até mais. A disciplina em criar um dia exato de postagem e produzir conteúdo de qualidade, com uma boa edição, garante que sempre haverá visualizações nos seus vídeos.

Pessoas que se interessam pelo que você posta se tornam eternos fãs. Por isso, produzir conteúdo online exige planejamento, acompanhamento e constante atualização. E é preciso muita disciplina para seguir essa maratona.

Objetividade

Vídeos de sucesso não se fazem magicamente. Não adianta ter uma ideia e ir para frente da câmera sem pensar claramente no que vai dizer e como vai dizer. É necessário muito planejamento.

Os melhores produtores começam definindo um objetivo claro antes de iniciar a rodar o vídeo. E significa pensar em todos os detalhes: desde qual sua mensagem principal, até a logística de como o vídeo será filmado, fazendo até, quem sabe, um storyboard para te guiar.

O importante é começar a partir de uma meta e trabalhar o processo a partir dela, pensando no que é necessário para atingi-la!

Interatividade

Assistir a vídeos é uma atividade passiva. Se você quer que seu público faça algo, como curtir seu canal ou suas páginas nas redes sociais, por exemplo, a melhor maneira é abusar da interatividade.

Fazer um vídeo interativo não significa necessariamente conversar com sua audiência, mas alguns players permitem que você acrescente alguns elementos interativos na pós-produção, como:

  • Links interativos que aparecem durante o vídeo;
  • Botões call-to-action, como uma chamada para curtir a página do Facebook, que aparece como texto na base do vídeo;
  • Tela clicável, permitindo ao público que clique em objetos no vídeo e que veja mais informações;
  • Caixas de comentários que aparecem durante o vídeo;
  • Chat ao vivo, para permitir que usuário comentem o conteúdo.

Claro que não precisa usar tudo de uma só vez, mas acrescentar um desses elementos pode tornar seu vídeo mais interessante e mais atrativo!

Visão empreendedora

Em 2010, o sueco Felix Kjellberg criou um canal no YouTube que se tornou o primeiro lugar mundial no site, com mais de 37 milhões de inscritos. O que possibilitou o faturamento de 7,4 milhões de dólaresapenas no último ano. No Brasil, nomes como o Porta dos Fundos faturam de 11 a 185 mil dólares, mensalmente.

Parte desses ganhos vem de anúncios que aparecem antes ou durante os vídeos. O YouTube, por exemplo, fica com parte do valor dessa publicidade, que pode variar bastante, a depender da popularidade de cada conteúdo e do número de cliques.

Diferentemente desses casos, quem trabalha na produção de vídeos de forma independente, ou por meio de uma produtora, não sabe exatamente quanto irá faturar. Mas é possível criar estratégias que atraiam lucro, por meio de conteúdo patrocinado ou merchandising de produtos, por exemplo.

O mais importante é não visar apenas os ganhos e perder a sua essência. Esse é um erro que costuma afastar visitantes e pode levar o seu canal ao esquecimento.

Imagem atrativa

Parte da lucratividade de alguns canais vem de sua projeção de imagem, que costuma ir além do vídeo. E as redes sociais são importantes aliadas para criar uma imagem atrativa para os produtores de vídeos.

Com 5 milhões e 1,3 milhões de seguidores no Instagram, respectivamente, Kéfera Buchman, do canal5inco Minutos, e Bruna Santina, do Niina Secrets, são um exemplo de como é importante divulgar o trabalho em outras plataformas para atrair fãs para os seus canais.

Essa visibilidade costuma aproximar pessoas que ainda não te conhecem como vlogger e têm presença forte em mídias sociais como Facebook e Twitter. Além das marcas e empresas interessadas em fazer parcerias publicitárias que podem projetar a sua imagem ainda mais.

Coragem

Se expor na internet não é uma tarefa fácil. A partir do momento em que um vídeo é publicado, ele pode atrair seguidores, mas também comentários maldosos de pessoas conhecidas na internet como “haters”. Por isso, ser um produtor de conteúdo online, seja por meio de vídeos ou por meio de blogs, exige coragem.

Você terá que lidar com críticas e ser flexível na hora de respondê-las. A vantagem é que, com o tempo, você saberá reconhecer quem está tentando te ajudar a melhorar de forma construtiva e utilizar esses comentários para aumentar a qualidade dos seus vídeos e fazer ainda mais sucesso.

Atualização constante

Desde 2014, o número de pessoas que assistem a vídeos na internet por dia cresceu 40% ao ano e o número de vídeos sendo carregados nas mais diversas plataformas vem acompanhando esse crescimento. Isso torna o mercado de vídeos muito dinâmico, fazendo com que algo que seria grande novidade hoje já seja passado amanhã.

Estar atualizado e acompanhar as principais novidades diariamente é uma qualidade essencial para se tornar um produtor de vídeo de sucesso. Afinal, você não quer passar por todo o processo de produção de um vídeo que será considerado ultrapassado, certo?

Capacidade de contar histórias

Fazer um vídeo nada mais é do que contar uma história. Todo mundo tem uma para partilhar, mas um bom produtor de vídeo é aquele que sabe achar uma boa história e, mais do que isso, sabe como contá-la.

Ainda, é sempre importante deixar claro sua mensagem logo no início do vídeo. Em tempos de excesso de conteúdo, o usuário só realmente vai ver aquilo que chame sua atenção e que o faça se interessar nos primeiros segundos.

E para você? Quais qualidades de produtores de vídeos são necessárias para o sucesso? Compartilhe com a gente nos comentários!