8 programas que vão te ajudar a gravar vídeos de gameplay
8 programas para gravar vídeos de gameplay

É inegável que a possibilidade de ganhar dinheiro jogando videogame tem motivado muitos gamers do mundo inteiro a criarem canais de gameplay no YouTube. Com essa concorrência crescente, quem é novo nesse mercado precisa se destacar em qualidade.

Uma das maneiras mais indicadas para se fazer isso é escolher um bom software de gravação, que consiga captar com qualidade cada aspecto gráfico do game e sem afetar o desempenho do computador.

Existem diversas ferramentas no mercado e, para ajudar você a escolher, separamos os melhores programas para gravar vídeos para que você comece seu canal por cima!

Stone Screen Recorder

Este é um software que tem como ponto forte sua simplicidade. Sua interface intuitiva permite que qualquer usuário menos experiente domine rapidamente suas ferramentas. Ele grava os vídeos em AVI, FLV, MP4 e WMV e o áudio do microfone. E o melhor: ele faz isso por meio de teclas de atalho no teclado.

Open Broadcaster Software (OBS)

Apesar de ser gratuito, este software não perde em nada para os pagos em questão de recursos. A ferramenta codifica os arquivos no formato H264, o que os deixa mais leves e ainda integra a possibilidade de realizar transmissões pelo YouTube e por outros sites de streaming.

Mirillis Action!

Apontado por muitos como o melhor software de gravação de gameplays, o Mirillis se destaca pela sua qualidade de gravação, pela possibilidade de realizar livestreaming, de gravar vídeos em resolução 4K e 120 frames por segundo, de exportar os vídeos diretamente para o YouTube e para o Facebook. Tudo isso sem consumir recursos demais do PC.

Game Cam

Uma das soluções mais discretas e práticas é o Game Cam. Ele possui uma interface pequena e prática, é bastante leve, inicia as gravações por meio de teclas de atalho e possui diversos recursos como rápidas pré-visualizações das capturas da tela.

Seu ponto negativo, no entanto, fica por conta da sua incompatibilidade com alguns games do Steam e o fato de ele não gravar os sons do microfone.

Ezvid

O Ezvid é um software bem completo que te permite gravar, editar e compartilhar vídeos de forma bem simples e rápida. Você só precisa jogar os vídeos na timeline do programa para começar a editá-los, inserindo textos, efeitos, narrações e músicas. Aí, é só compartilhar no YouTube diretamente do programa.

Fraps

Um dos primeiros softwares desses de gravação a aparecer no mercado não poderia ficar de fora. O Fraps ainda continua sendo muito interessante principalmente para quem está começando, pois tem uma interface simples e descomplicada separada em abas.

O software tem um mostrador de taxa de quadros, diversas funções personalizadas e ótima qualidade de gravação de vídeo e áudio do microfone.

Movavi

O Movavi oferece uma grande quantidade de formatos, gravação em uma taxa de quadros de até 60 frames por segundo e uma qualidade muito boa de imagem, sem afetar muito o desempenho da máquina.

Ele ainda oferece a opção de compartilhar no YouTube ou no Facebook.

Barra de Jogos Windows 10

O Windows 10 inclui uma ferramenta integrada para gravação de gameplays chamada “Barra de Jogos” que faz parte do aplicativo do Xbox que já vem pré-instalado no sistema operacional.

Tudo o que você precisa fazer é pressionar Windows + G quando estiver jogando para que a barra apareça exibindo ícones para abrir o aplicativo do Xbox, controlar a gravação de fundo, gravar vídeo, capturar tela e acessar outras configurações.

Agora que você já sabe quais as ferramentas certas para começar a gravar seus vídeos, veja como começar a produzir seus vídeos de gameplay!