7 dicas imperdíveis para tornar seus vídeos online mais atrativo

7 dicas imperdíveis para tornar seu vídeo online mais atrativo

Foi-se o tempo em que a produção de vídeos para a internet era sinônimo de baixa qualidade, precariedade e descuido. Cada vez mais, os canais de sucesso investem pesado na produção de vídeos online a fim de atrair espectadores e fidelizar seu público.

Conheça agora 7 dicas para tornar seu vídeo mais atrativo.

1. Invista em um bom equipamento

Lembre-se sempre que, ao lidar com vídeo, não basta ter um bom texto se a maneira como vai apresentá-lo não é atraente. Produções de baixa qualidade costumam afastar espectadores, por mais que seu conteúdo seja interessante. Portanto, invista em um bom equipamento, sobretudo em câmera e microfone.

Utilizar uma boa câmera é fundamental. Não precisa ser um modelo caro. A depender do seu propósito, a câmera do seu celular pode ser o suficiente. O importante é que a imagem seja passada com boa qualidade.

Relacionado a isso, temos a questão do áudio. De que vale uma excelente imagem se o espectador não entender uma palavra do que você diz? Microfones de câmeras podem não ser suficientes para isolar ruídos do ambiente ou evitar ecos, por exemplo. Investir em um microfone profissional garante maior qualidade ao seu produto.

2. Crie um cenário agradável

Um vídeo ambientado em um cenário agradável tende a atrair por mais tempo a atenção do espectador. Não importa se seu vídeo será gravado em um estúdio, em uma sala ou em seu próprio quarto.

Saiba como posicionar a câmera para que o fundo tenha elementos suficientes para decorar o vídeo sem causar excesso de informação. O foco deve ser você, não o cenário. Atente-se, ainda, à iluminação do local.

3. Escolha bem seus assuntos

Começou a gravar um vídeo e não sabe sobre o que vai falar? Então, desligue a câmera e recomece.

O vídeo deve ser gravado já com um ou mais assuntos em pauta. Ter noção sobre o que vai falar é essencial para o sucesso da produção.

4. Elabore um roteiro

Resolveu falar sobre futebol, videogames ou animais domésticos? Tenha como objetivo produzir um conteúdo original e que seja informativo. Pesquise sobre o tema, procure por informações relevantes e curiosidades.

De posse destes dados, elabore um roteiro que vai te conduzir durante toda a gravação. Este não precisa ser como uma peça de teatro, com falas pré-determinadas. Serve, antes de tudo, como um apoio para que você não se perca durante a gravação.

5. Preste atenção na sua postura

Mesmo que opte por vídeos em que sua imagem não apareça, é necessário ter atenção à sua postura, o que envolve palavreado, dicção e eloquência. É extremamente cansativo assistir a um vídeo em que o vlogger demonstra falta de vocabulário ou uma má dicção.

Procure falar com calma, pronunciando bem as palavras. Tenha em mente o público ao qual se destina seu canal e veja se é apropriado o uso de gírias ou de palavrões.

6. Pense o seu canal

Se pretendo criar um canal sobre culinária e resolvo nomeá-lo de “Impedimento”, por exemplo, dificilmente atrairei meu público alvo. Pensar o nome é o primeiro passo para se pensar o canal. Imagine algo criativo, inusitado e, ao mesmo tempo, de fácil compreensão e assimilação.

Pretende usar seu próprio nome? Faça isso sem o uso de abreviações, números ou outros elementos. Torne-se fácil de ser encontrado e difícil de ser esquecido. Feito isso, procure elaborar um logotipo, uma capa, uma pequena vinheta de introdução e tudo mais que possa conferir uma identidade ao canal, fazendo-o destacar-se em meio aos demais.

Lembre-se, ainda, de divulgar seu trabalho, principalmente por meio das redes sociais.

7. Seja seu próprio espectador

Assista a seus vídeos como quem assiste aos demais. Seja crítico de si mesmo. Não suporta vídeos longos? Então por que produzir um com duas horas sobre o último filme de sucesso? Será que as pessoas vão ter paciência para ver? Você teria? Pergunte-se sempre como você se colocaria diante do que oferece ao seu público.

Seguindo estas 7 dicas, você estará em um bom caminho para a produção de vídeos online de sucesso. O restante da receita envolve muito trabalho, dedicação e talento. Para saber mais dicas sobre o mundo dos vídeos, curta nossa página no Facebook!