6 habilidade essenciais para produtores de vídeos de sucesso

6 habilidades essenciais para produtores de vídeos campeões

6 habilidades essenciais para produtores de vídeos campeões

Você, provavelmente, já sabe disso, mas é algo tão importante que vale a pena ser repetido: se vocês querem seguir uma carreira como produtores de vídeos, o talento por si só não basta. Claro que isso é muito importante, mas ter um olho afiado para o que parece ideal no vídeo não o salva de todas as situações.

Se você estiver procurando trabalho na produção de vídeo, existem algumas habilidades que você vai precisar. São elas:

Transmitir confiança

No mundo da produção de vídeo para web, grande parte de sua capacidade de encontrar trabalho é diretamente representada pelo que os outros que já trabalharam com você têm a dizer sobre suas habilidades.

Ter uma ética de trabalho profissional, que atenda as demandas — às vezes, duras de clientes — é mais do que importante; é essencial!

Gerir bem o tempo

Esse ponto caminha lado a lado com o ser confiável, mas é importante o suficiente para mencionarmos ele separadamente.

Gerenciar bem o seu tempo não apenas satisfaz seus clientes, como, também, permite que você se organize para pegar mais demandas.

Se você aprender a gerir bem o seu tempo, com certeza, não ficará lutando para cumprir prazos. Em vez disso, você estará completando rapidamente as tarefas para a satisfação final de seus clientes e para o benefício de sua própria conta bancária.

Manter a mente e os ouvidos abertos

Produção de vídeo não é apenas sobre o que se passa na frente da câmera; é também sobre o que se passa antes mesmo de você aceitar o trabalho, quando está discutindo as necessidades e os desejos do seu cliente.

A realidade é: você estará fornecendo muito mais para os projetos que realiza do que simplesmente suas habilidades na câmera ou na sala de edição. Você estará oferecendo suas próprias ideias para seus clientes, que, muitas vezes, têm apenas vagas noções sobre o que eles precisam. Ouvir atentamente te ajuda a decifrar o que seus clientes querem transmitir em suas campanhas.

Ter atenção aos detalhes

Trabalhos desse tipo exigem muito cuidado com detalhes e na conclusão das tarefas. Produtores de vídeos precisam estar com olhos apurados para cada frame que compõe o filme.

É necessário estar atento aos sinais que podem aparecer indevidamente, um reflexo de uma segunda câmera, uma pessoa que passa, um objeto voando etc. Todas essas coisas são suscetíveis de acontecer em uma gravação. Por isso, é papel do editor limpar todas essas imagens que prejudicam a estética do vídeo.

Ser flexível

É muito importante para o cargo estar aberto a mudanças. Toda área que envolve manipulação de imagens, seja no design, na fotografia, na gravação ou na edição, sempre tem um toque de subjetividade, pois mexe diretamente com o gosto das pessoas.

Para bons profissionais destes campos, é muito importante saber fundamentar seus argumentos do porquê da escolha de tal técnica ou de determinado elemento, mas, ainda assim, sempre entra em jogo um pouco do gosto pessoal do cliente, do chefe e do produtor.

Com isso em mente, é muito comum você precisar alterar muito do seu trabalho para que ele possa se adequar às expectativas de outras pessoas.

Inovar de forma contínua

O trabalho exige constante de criatividade e de pensamento alternativo para desenvolver novas ideias e respostas relacionadas aos problemas. É ótimo quando se obtém bons takes de filmagens, com o áudio bem distribuído e equilibrado, sem ninguém passando na frente da câmera, sem uma súbita buzinada de um carro que passou ao lado do local da gravação.

Mas, infelizmente, o mundo não é tão ideal assim e nem sempre você terá todos os componentes bem ajustados. Nessa hora, é que se faz o grande diferencial de bons produtores de vídeo. Estas situações te dão a chance de contornar contratempos que muitos podem achar que não tem salvação.

Produtores de vídeos são pessoas que gostam muito do que fazem e, quando se envolvem, é para mergulhar de cabeça no projeto. Se você já é um produtor de vídeo ou ainda está só querendo entrar pra área, deixe seu comentário e nos conte como tem sido esse processo!

  • Fernando José

    Quero me tornar produtor de conteúdo para a Samba Ads, como devo proceder?