5 editores de vídeo gratuitos que você pode começar usar

10 editores de vídeo gratuitos que você pode começar a usar

A internet abriu muitas portas para as pessoas divulgarem seus trabalhos para o mundo. Atualmente, são vários os benefícios de vídeos de conteúdo para as marcas. Por meio de plataformas eficientes e de fácil acesso, qualquer um pode compartilhar imagens, textos, músicas, vídeos e por aí vai.

As opções parecem, às vezes, ilimitadas. Entretanto, apesar de toda essa facilidade, ainda há de se prezar pela qualidade. No caso de produções audiovisuais, por exemplo, uma boa edição pode fazer toda a diferença no sucesso de um vídeo, ou até mesmo de um canal inteiro. Contudo, os editores de vídeo mais famosos do mercado costumam ter um preço que não é acessível para todo mundo.

Pensando nisso, elaboramos essa lista com 10 editores de vídeo gratuitos que você pode baixar agora mesmo e começar as suas edições.

Virtual Dub

Este programa apresenta uma série de recursos de vídeos. Desde opções de montagem até efeitos de imagem. Se você não tiver nenhum experiência com edição, pode parecer um pouco confuso, mas, rapidamente, você pode aprender a mexer em suas ferramentas.

Apesar de ser possível trabalhar com alguns outros tipos, o Virtual Dub foi criado para funcionar principalmente com vídeos AVI e, editando com esse formato, é possível usufruir de todo o potencial do programa.

Wax

O Wax é um programa que pode ser usado até mesmo por experts, pois ele serve de plugin para editores mais profissionais, como o Adobe Premiere e o Sony Vegas.

Mas não é por isso que ele não pode ser indicado para editores amadores. Muito pelo contrário! Entre suas qualidades, se destacam a grande quantidade de filtros e de transições disponíveis.

Lightworks

Segundo os próprios criadores desse programa, ele é um “editor profissional feito para todo mundo”. E é bem por aí mesmo! Com uma funcionalidade que se compara até mesmo ao poderoso Final Cut, editor profissional para computadores Mac, ele é um dos favoritos de videomakers do YouTube.

Por outro lado, suas funções são muito intuitivas e podem ser usadas por principiantes que estiverem dispostos a aprender.

Avidemux

Está opção é muito indicada para quem está iniciando no mundo das edições.

Para tratamentos mais complexos, ele realmente deixa um pouco a desejar, porém, este editor de vídeo gratuito tem uma interface de fácil entendimento e é bem eficiente para a realização de tarefas simples e objetivas, como corte de imagens, inclusão de efeitos básicos e também legendagem.

Windows Movie Maker

Clássicos são sempre clássicos! Descartar este subestimado editor de vídeo é um erro, pois ele pode, sim, ser muito útil. Acessível a qualquer um que tenha um computador do sistema Windows, ele acaba sendo a porta de entrada para a maioria dos editores profissionais.

O Movie Maker oferece todas as funções básicas de um bom programa de edição: cortes de imagem, efeitos de transição, opções para mexer no aúdio. Vale a pena dar uma chance!

Jahshaka

É o primeiro sistema de edição e efeitos do mundo em código aberto. Apesar de isso não fazer tanta diferença de início, pode contribuir para que o programa evolua rapidamente com contribuições dos usuários.

Ótima opção para quem usa Windows ou Linux, com opções de edição de áudio e vídeo no nível de programas pagos. Também permite inserir efeitos, fazer composições 3D, entre outros recursos.

Movica

Se você prefere simplicidade e odeia programas complicados de mexer, essa pode ser uma ótima opção. O Movica tem boa reputação, interface simples e conta com vários atalhos de teclado que facilitam o fluxo de trabalho. É, sem dúvida, um dos melhores editores de vídeo gratuitos para Windows.

O ponto contra é que o editor suporta poucos formatos de vídeo. Mas isso não deve atrapalhar quem trabalha com os formatos mais tradicionais.

VideoPad

Embora seu processo de edição exija um tempo de adaptação, este é um editor de vídeo poderoso que suporta inúmeros formatos de arquivos. Além de importar vídeo, áudio, imagens e legendas, o VideoPad também permite capturar e gravar a tela do seu computador, além de áudio de microfones e imagens de webcam.

E a versatilidade não para por aí! Na hora de exportar o trabalho, você pode salvar vídeos em 3D, gravar DVD, salvar uma sequência de imagens ou até compartilhar o trabalho direto nas redes sociais.

Free Video Editor

Nem sempre você precisa de milhares de recursos e opções e, às vezes, a simplicidade ajuda, não é mesmo? O Free Video Editor é uma ótima opção para quem precisa cortar vídeos e exportar rapidamente. Basta selecionar os trechos de início e final, dar o comando para fazer o corte e salvar os resultados.

Sua grande vantagem é que não importa quantos cortes você faça, a qualidade da imagem continua sempre a mesma! Nada mal, né?

MPEG Streamclip

Está faltando espaço no seu HD? Nós temos a solução. Este software se destaca por ser o mais leve entre os editores de vídeo gratuitos, ocupando apenas 327 Kb de memória.

E isso não quer dizer que o programa deixa a desejar. Na verdade, ele abre muitos tipos diferentes de arquivo, DVDs e até URLs de transmissões ao vivo. Dá para cortar, copiar e colar trechos de vídeos ou até mesmo exportar o áudio em separado. Já as opções de exportação de vídeo superam até mesmo alguns programas pagos do mercado.

Nunca foi tão fácil encontrar recursos simples e práticos para produzir conteúdo digital. E quando essas ferramentas são totalmente grátis fica ainda melhor! Esperamos que essa lista de 10 programas seja muito útil para os seus projetos.

Agora que as dicas foram dadas, não perca mais tempo! Baixe logo um dos editores de vídeo gratuitos e comece o trabalho. Por mais que possa parecer um pouco difícil fazer uma boa montagem no início, nada que uma dose de prática não resolva. As curvas de aprendizagem dos editores que separamos aqui estão entre as menores do mercado.

Aproveite! E não se esqueça de contar para gente nos comentários como estão indo as suas experiências de edição!

  • Como Fazer?

    Aprendi a editar vídeo nesse curso que achei no youtube, muito fácil de aprender, tudo em uma única aula, eu já até peguei alguns trabalhos editando vídeos de casamentos e aniversários

    https://www.youtube.com/watch?v=QQKsMFrNggM

    Muito bom mesmo o Curso Completo em uma única aula.

  • Stutksgamerbr

    muito bom mano parabens!!

  • Fabio Nascimento

    Excelentes publicações

  • thiagopote cordeiro

    legal so coisa boa parabens bhoder

  • Silva square

    queria um editor simples, glr
    alguem pode me indicar?