Arquitetura da Informação: Confira 5 dicas de usabilidade

5 dicas de usabilidade para você por na arquitetura da informação

A importância da experiência do usuário na elaboração de um projeto é algo que profissionais do meio já não discutem mais: ela é um aspecto fundamental, principalmente quando o assunto é usabilidade.

Nesse contexto, é importante compreender que UX diz respeito a muito mais do que somente a beleza do site; tem a ver com a funcionalidade dele e como o design pode ser mais preciso em relação ao visitante. Assim, é preciso ter atenção especial aos recursos disponíveis para aplicar na sua plataforma para que ela facilite todo o processo de navegação do usuário.

Por isso, confira a seguir algumas dicas de usabilidade que poderão ajudar você a tornar a sua empresa mais acessível aos internautas e, consequentemente, ganhar em fidelização e em vendas.

1. Trabalhe com design responsivo

Tanto para smartphones quanto para tablets, o design responsivo é fundamental quando o objetivo é oferecer uma boa experiência de navegação. Atualmente, é importante também pensar em sua aplicação para outros dispositivos, tais como Smart TVs, entre outros. A ideia é adaptar o site às características do consumidor de cada plataforma, de maneira a entregar a ele a melhor experiência possível de navegação.

Oferecer uma boa navegação é fundamental para evitar que seu visitante perca tempo e acabe migrando para outra opção.

2. Ofereça uma experiência personalizada

Para aumentar as chances de conversão, outra boa dica é investir na experiência personalizada. Por meio de dados como localização, histórico, entre outros, você pode fazer com que a visita de seu usuário seja mais assertiva para sua empresa, no sentido de oferecer a ele o que ele procura, ao dinamizar o processo.

3. Trabalhe com vídeos

Vídeos são excelentes para criar uma relação de proximidade com seus clientes. Trabalhando com um conteúdo específico, é possível dar à sua marca ou ao seu serviço um perfil mais próximo dos interesses de seu público-alvo.

Aposte em tutoriais, apresentação de novidades, informações exclusivas e demais assuntos que possam agradar a audiência em relação a aquilo que sua empresa oferece.

4. Faça o mapa do site

Para facilitar a navegação, é preciso que as informações oferecidas sejam distribuídas de maneira simples para o usuário. Assim sendo, é preciso fazer uma descrição sucinta e muito clara a respeito dos serviços oferecidos em seu site.

Fazendo o desenho do fluxo do site, você consegue direcionar melhor a navegação, evitando problemas com direcionamento do visitante.

5. Estabeleça prioridades de navegação

Estabeleça suas prioridades. Para conseguir uma boa taxa de conversão, é necessário dar atenção especial para as informações mais importantes, dando a elas protagonismo na estruturação de seu site.

Informações secundárias podem aparecer, mas de preferência em ícones de menu, para não desviar o foco do usuário.

A ideia é deixar tudo o que envolve o site sempre mais dinâmico e interativo. O ambiente online tem oferecido inúmeras oportunidades, mas para aproveitar esse espaço é preciso agilidade. Ter um material qualificado, em uma plataforma que funcione de maneira eficiente e intuitiva cativa os visitantes e melhora as possibilidades de negócio.

E aí? Gostou do texto? Quer saber como melhorar a usabilidade fazendo um layout arrasador? Então, leia nosso artigo sobre o assunto.