4 dicas para criar uma newsletter de sucesso! - YContent
4 dicas para criar uma newsletter de sucesso!

Criar uma newsletter não é tarefa simples. Em tempos de leitura dinâmica, fazer uma newsletter cativante pode ser o diferencial para que seu usuário consuma mais conteúdos no seu blog ou vlog.

E, se você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver, enviar e até o por que uma newsletter é tão importante para seus resultados, continue lendo nosso post e saiba isso e muito mais!

 

Por que investir em newsletter?

Essa é a resposta mais fácil: para criar o seu mailing! Ao oferecer conteúdo interessante para os usuários, fazendo com que sigam seu blog, você está capturando inúmeros e-mails, que se tornarão a base da sua lista de contatos.

Isso é importante porque é uma ótima maneira de manter um relacionamento mais estreito com o público que tem interesse no que você faz. Além do mais, essa é a forma mais duradoura de manter uma boa base de contatos, visto que é muito difícil que um endereço de e-mail mude ou deixe de existir, fazendo com que esse seja um canal sempre aberto.

 

Quais as dicas para uma newsletter bem-sucedida?

Agora que você já sabe o porquê, falta responder como. Criar uma boa newsletter não é um bicho de sete cabeças, mas algumas dicas podem te ajudar a conseguir os melhores resultados. Veja:

 

Equilibre seu conteúdo

Quem opta por assinar sua newsletter não quer receber anúncios e conteúdos repetitivos. Eles estão em busca de algo único e interessante, que possua uma mensagem clara e já mostre, logo de cara, qual o benefício que será proporcionado com a leitura dela.

Invista em conteúdo relevante e saiba como chamar a atenção do seu público logo no título, para não correr o risco de ter sua newsletter enviada diretamente para a lixeira!

 

Reúna todo o conteúdo

Você produziu muitos posts na semana ou no mês e agora precisa criar uma newsletter para divulgá-los. O primeiro passo é reunir tudo, fazendo uma curadoria do conteúdo, para pensar no objetivo que sua newsletter terá e qual mensagem principal ela deve passar.

Com isso, reúna todo o conteúdo e selecione aquele que vai mais interessar o seu público-alvo, te ajudando a atingir seus objetivos.

 

Faça uma projeção

Sua newsletter deve ter um modelo e este deve ser seguido por determinado período de tempo não muito curto. Mudar o design de tempos em tempos é importante para inovar, mas se o fizer constantemente, ela perderá sua identidade, fazendo com o que o usuário se sinta perdido.

 

Facilite o cancelamento da assinatura

Essa pode parecer uma dica incomum, mas é muito importante que seu público se sinta confortável para cancelar a assinatura da sua newsletter a qualquer momento. Este não pode ser um processo difícil, o que, eventualmente, poderia reduzir sua taxa de inscrição.

 

Quais os erros mais comuns?

 

Não mensurar seus resultados

Não adianta investir em uma boa estratégia de newsletter se você não mensurar seus resultados de tempos em tempos.

Para garantir que o seu tempo não está sendo gasto com algo que não está dando os frutos que esperava, acompanhe regularmente os resultados que suas newsletter estão trazendo, direcionando esforços para corrigir possíveis falhas.

 

Produzir conteúdo em excesso

A palavra-chave aqui é regularidade. Não adianta encher a caixa de e-mail do seu público com um monte de mensagens — isso só fará com que ele veja sua newsletter como spam e aumente a probabilidade de cancelamento da assinatura.

Ao mesmo tempo, é importante manter certa regularidade para estar sempre na mente do seu público!

 

Oferecer uma newsletter com um design pobre e pouco expressivo

O que mais chama a atenção do usuário em um e-mail marketing é o design. Se este for pobre ou pouco chamativo, a chance de a mensagem ser deletada sem que ela seja transmitida aumenta consideravelmente.

Por isso, evite designs simples ou com cores muito vibrantes. Lembre-se sempre de planejar bem a estratégia e escrever bons textos no corpo do e-mail, mantendo o foco no seu objetivo.

 

Gostou das nossas dicas? Veja também nosso post sobre como aumentar o número de assinantes na sua newsletter e melhore ainda mais seus resultados!