Veja 3 lições que a Netflix pode dar para um produtor de conteúdo

3 lições da Netflix para um produtor de conteúdo

3 lições da Netflix para um produtor de conteúdo

3 lições da Netflix para um produtor de conteúdo

Nunca vi alguém que consome Netflix reclamar dos seus produtos — nem mesmo do valor. E você? Já viu?  Essa é, sem dúvida, uma marca de sucesso que cresce diariamente, mas qual serão os segredos do sucesso da empresa?

A companhia que, inicialmente, oferecia um serviço de aluguel de DVDs via correios, em 1997, conquistou, literalmente, o mundo e hoje oferece um serviço de streaming inigualável.

Presente em mais de 190 países, a gigante virou referência para o mercado. E isso não apenas por seu crescimento, mas por sua capacidade de entender o público e a dinâmica mercadológica da coisa. Por exemplo, quando percebeu a diminuição do catálogo, a empresa começou a lançar produções originais.

A partir dessa história de sucesso, no post de hoje, vamos aprender algumas lições sobre a produção e sobre a promoção de conteúdo. Vamos lá?

1. Entender para atender

Já reparou que a Netflix te pede para responder algumas perguntas sobre seus gostos e preferências em relação a filmes e séries?  São suas respostas que ajudam a empresa a fazer recomendações de acordo com seus interesses.

A estratégia de segmentação da Netflix é um dos primeiros ensinamentos que um produtor de conteúdo deve adotar: saber com quem está falando e quais são os interesses dessa pessoa.

A melhor forma de fazer isso, em produção de conteúdo, é traçando uma persona. Mas atenção: realize essa tarefa com todo o empenho possível e seja detalhista. Com uma persona bem feita, o produtor consegue criar conteúdos que sejam realmente de interesse dessa persona e, ainda, o disponibiliza em formatos que favoreçam o estágio do funil de vendas.

2. Produzir conteúdo original é vantagem competitiva

Sense8, House of Cards, Narcos, Orange is the New Black. Você já viu esses seriados em outras plataformasde streaming? Não, certo? — exceto em sites piratas que nem precisamos dizer que são ilegais.

Agora, pense em seriados e filmes não produzidos pela Netflix, relembre em quantas plataformas diferentes esse conteúdo está disponível. Percebeu a lógica de produção e de sucesso utilizado pela Netflix?

O que outras empresas produzem todas as plataformas de streaming podem ter. O que a Netflix produz somente ela disponibiliza — ou outras plataformas que possuem autorização. E não para por aí: ela produz conteúdo de qualidade, mesmo que, para isso, tenha que firmar parcerias, como foi o caso das bem-sucedidas séries Demolidor e Jessica Jones, frutos da parceria com a Marvel.

Uma das lições de produção de conteúdo mais relevantes é: produza conteúdo original e de qualidade. Sim, a qualidade é tão importante quanto o conteúdo. Para isso, é preciso pesquisar e estudar muito.

Fuja dos achismos em seus textos e das informações genéricas. Essas podem ser encontradas em qualquer lugar, até mesmo em uma conversa. Quando o produtor estuda de verdade, ele se torna referência e autoridade na temática, passando credibilidade e alcançando vantagens em relação aos seus concorrentes.

3. Interagir com o público é encantá-lo

Você já teve acesso às páginas do Twitter e do Facebook da Netflix ou de alguma de suas séries originais? Não? Então, essa é uma tarefa para você, assim que terminar essa leitura. Eles são exemplares no quesito interação. Nelas, o publico se sente em contato com o próprio Frank Underwood ou como sendo um dos sens8 de alguém, sem falar no atendimento do tipo SAC.

A experiência que a Netflix proporciona não é unilateral e isso deve ser fundamental para um produtor de conteúdo. A cada post, ele define um call to action e isso não pode ser apenas um enfeite ou uma estratégia para aumentar as métricas.

É preciso criar um relacionamento com o público. É preciso que o trabalho continue após a publicação. Já imaginou a decepção do seu leitor, quando você encerra um artigo pedindo para que ele compartilhe uma experiência semelhante e ele o faz, mas não há qualquer manifestação do blog?

Percebeu como o sucesso da Netflix está, quase totalmente, atrelado a atender ao público: seus desejos, seus interesses e suas vontades? Então, aproveite e aprenda a evitar 5 erros comuns ao fazer um anúncio online.