Qual a importância da iluminação e áudio para vídeos

Qual a importância da iluminação e áudio para vídeos?

Que nos perdoem os vídeos filmados com celular na vertical, mas qualidade de imagem é fundamental. E não é só nós que dizemos isso, os canais com maior número de assinantes da web também concordam. Além do conteúdo relevante e da periodicidade regular, investir em cenas com boa iluminação e bom áudio são fatores decisivos para qualquer um que sonhe em ganhar dinheiro com audiovisual na internet.

A boa notícia é que a produção de vídeo tem ficado cada vez mais barata e mais prática, tornando bastante fácil a vida daqueles que pretendem apostar na carreira de vlogger. Quer ver como é fácil calibrar a luz e o som para o seu vídeo? Então confira:

A importância da luz na produção de vídeo

Não é por acaso que a “luz” vem antes da “câmera” e da “ação” em sets de filmagem. Considerada a alma de qualquer imagem — tanto no vídeo como na fotografia —, é ela que determina desde o humor de uma cena até o local para onde você pretende que a sua audiência olhe ou não.

A iluminação e o tom do humor do vídeo

Já percebeu como assistir a um filme de terror à noite costuma ser mais assustador? Isso tem motivo: toda a nossa evolução biológica foi baseada em nos mantermos em torno da luz (que, no começo, era aquela gerada pelas fogueiras) e hoje, quando saímos de perto dela, não sabemos o que podemos encontrar. Um bom exemplo de vídeo que brinca — e assusta! — com esse esquema de ausência de luz é o curta Lights Out, que ganhou vários prêmios ao redor do mundo em 2013.

Porém, da mesma forma que a ausência de luz pode trazer um tom mais assustador ou sério para o seu vídeo, mais luz pode criar um sentimento de alegria e descontração. E, não por acaso, a maioria das cenas mais clichês envolvendo momentos felizes são feitas à luz do sol, em locais abertos.

Textura e cores

A luz serve também para destacar texturas e até dar mais cor às cenas. Tome como exemplo a sequência final do clássico O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. Nela, temos duas paletas de cores adotadas pelo diretor James Cameron: uma mais fria, azulada, e outra mais quente, avermelhada, cada uma simbolizando um dos personagens do filme. Porém, ao invés de pintar todo o cenário e as roupas dos atores, Cameron aposta no uso da luz para colorir as tomadas e continuar mostrando vários tipos de texturas, como metal e gelo.

Pontos de atenção

Se você não quer mostrar alguma coisa em cena é só não iluminá-la. É bem simples. Para dar foco a determinados objetos ou pessoas em uma tomada, você só precisa direcionar a luz para eles. Já para o que você optar por não destacar, basta não investir em iluminação pesada.

Vale lembrar que todo esse cuidado em como usar a luz reflete bastante no seu trabalho final, mesmo se não for para uma grande produção de Hollywood. Portanto, mesmo que você não tenha um bom aparato de iluminação em casa, não custa nada se preocupar em filmar com máximo possível de luz natural ou em ambientes externos para ajudar na hora da gravação.

A qualidade do som dos seus vídeos

Imagine como ficariam os filmes da saga Star Wars se nenhum dos sabres de luz tivesse aquele feito sonoro. Imagine como seria um Jurassic Park onde o T-Rex não soltasse aquele grito assustador. Só com esses exemplos já dá para entender a importância do som em qualquer vídeo.

Mas a importância dele não fica apenas no cinema. Produções menores, voltadas para a web, como os vlogs, também podem se beneficiar bastante da boa captação de som ou de uma boa edição sonora.

Manipulando as emoções

Assim como a luz, o som também pode manipular as emoções da sua audiência ao direcioná-la para aquilo que você deseja.

Algumas séries de comédia da TV, como Friends e Big Bang Theory, por exemplo, usam efeitos sonoros de risadas e aplausos para induzir as pessoas a rirem ou acharem algumas piadas mais engraçadas do que realmente são. Além disso, pequenos efeitos curtos também costumam dar mais dinamismo às cenas, e os vídeos do canal Omelete TV, por exemplo, costumam usar bastante essa técnica.

No vídeo com alguns erros de gravação dos programas do canal, as inserções sonoras ajudam a dar um rítmo mais cômico e ágil para as cenas, algo que seria mais complicado de se fazer sem a ajuda do áudio.

Compreendendo o conteúdo

Ainda que os vídeos tragam a imagem como artifício mais destacado, é imprescindível que as pessoas consigam ouvir aquilo que é dito em uma cena. Porém, muitos produtores de conteúdo se preocupam tanto em capturar sequências mais claras e bonitas que se esquecem dessa parte.

Desligar ventiladores, fechar janelas, gravar em lugares mais tranquilos, investir em microfones diretos e evitar conversas ao fundo do local de gravação são apenas alguns dos cuidados que todo vlogger deve tomar na hora de começar a gravar seus vídeos para web. No entanto, mesmo se tudo der errado, ainda há sempre a opção de remover alguns ruídos e sons indesejáveis na pós-produção com ajuda de programas como o Adobe Audition ou mesmo com o gratuito Audacity.

Porém, vale lembrar que nenhum software faz milagres, e que prestar atenção em alguns detalhes na hora de gravar pode ser algo mais prático do que trabalhar posteriormente por mais algumas horas.

Seja para um vlog, para um curta ou uma grande produção dos cinemas, o cuidado com a produção de vídeo é algo que pode não apenas dar uma cara mais profissional para o seu trabalho, como também evitar alguma dor de cabeça a mais na hora da pós-produção. E como a primeira impressão é a que fica, nada de descuidar da luz e do áudio dos seus projetos!

E se você quiser ler mais dicas sobre produção de vídeo para web, não deixe de seguir agora o nosso blog. Temos muito mais conteúdo interessante sobre o assunto!