Por que ter uma persona definida é tão importante para seu site?

Por que ter uma persona definida é tão importante para seu site?

Com certeza você já pensa em como definir o seu público-alvo para as suas campanhas de marketing, não é mesmo? E como tem sido essa experiência? Você consegue ser 100% efetivo na definição de quem é o seu público e o que ele espera de você?

Se você não tem certeza da resposta, este post pode ajudar (e muito!) a melhorar a sua capacidade de compreender seu público e criar estratégias de marketing mais efetivas para o seu site e blog. Como? Te ensinando como e por que ter uma buyer persona!

O que é uma persona?

Personas ou buyer personas são representações fictícias dos seus clientes, como um personagem de história em quadrinhos que concentra todas as características do seu público — ou públicos. Sim, públicos, porque pode ser que você tenha mais de um público-alvo, com características distintas e que requerem um tratamento diferenciado.

Para que serve uma persona?

Como a persona reúne todas as características do seu cliente ideal, ela serve para que você possa compreender melhor quais são as necessidades do seu público e assim desenvolver melhores estratégias de marketing e comunicação com a sua audiência.

Por que você deve desenvolver buyer personas para o seu site?

Compreendendo melhor as preferências, gostos e comportamentos do seu público, você otimiza o seu site ou blog para que a experiência do usuário seja cada vez melhor, ou seja, investe em recursos que façam com que os visitantes permaneçam por mais tempo, conheçam melhor a sua empresa e o que ela oferece e passem a comprar mais de você.

Para ilustrar melhor os benefícios de uma persona para o seu negócio, pense no check out de um e-commerce, por exemplo. Sabendo qual é o comportamento do seu público, você pode eliminar passos do check out, torná-lo mais ágil e eficaz e assim passar a converter mais leads em clientes. Já num blog, ter uma persona bem definida contribui para que você desenvolva conteúdos cada vez mais direcionados para o seu público, atraindo mais a atenção de quem já conhece a sua empresa e captando outros leads que estão em busca dos mesmos temas.

Como criar uma persona para o seu site?

A criação de personas é um trabalho de pesquisa, por meio da qual você busca no seu público-alvo informações relevantes para construir um perfil comum. Entrevistas, formulários, dados coletados em seu CRM e BI, tudo o que você descobrir sobre os seus clientes pode ser relevante para construir a sua buyer persona.

Com esses dados em mãos, selecionados e segmentados, você identifica problemas comuns relatados pelos seus clientes, reclamações frequentes, necessidades que ainda não foram atendidas, preferências e comportamentos que não faziam parte da sua definição de público-alvo antes. Ou seja, você identifica oportunidades para melhorias e assim, conquista mais audiência e converte clientes com mais facilidade.

Vale ressaltar que a persona que você cria hoje não é estática, ela é viva, assim como os seus clientes, e pode mudar ao longo do tempo. Sendo assim, mantenha-se sempre informado sobre tendências de mercado e monitore seus clientes no site, no blog, nas redes sociais, para saber se é hora de atualizar a persona do seu negócio ou não.

Então, você conhece bem a audiência do seu blog ou site? Quem são suas personas? Você consegue defini-las rapidamente? Deixe um comentário!