Veja aqui aquilo que faz com que um vídeo viralize

Alegria, temor, raiva, solidariedade. Os sentimentos despertados ao assistir um vídeo são inúmeros e podem aflorar em diferentes níveis de intensidade. Hoje você vai conhecer alguns itens indispensáveis que essa mistura de áudio e imagem precisa ter para comover as pessoas e fazer com que elas necessitem compartilhar determinada mensagem com alguém.

De acordo com um gráfico produzido pela Business Insider, os 10.000 artigos mais compartilhados na internet, foram capazes de despertar diversos sentimentos nas pessoas. Não existe uma fórmula de sucesso para que isso aconteça, porém, alguns elementos básicos precisam estar presentes para que um vídeo ganhe repercussão e viralize na internet. Confira!

Você precisa de uma boa ideia

Não faça um vídeo com o objetivo: “quero que ele se torne um viral na internet”. É mais interessante pensar em algo que seja muito bom, relevante e possa fazer a diferença na vida de alguém. Esse é o primeiro passo para que a sua produção seja bem-sucedida na rede, ela precisa realmente estar engajada para estimular uma reação positiva em alguém.

O clímax nos primeiros segundos

Prender atenção na internet é algo bastante complicado. Banners, novos links, fotos e outros vídeos dispersam a atenção das pessoas o tempo todo. Agora, se seu vídeo recebeu um clique, você terá que utilizar seus primeiros 5 segundos para atrair a atenção do internauta. Assim como nas histórias, que as tramas possuem um auge ou clímax, seu vídeo precisa começar e já “acontecer”.

Características básicas de um viral

Você precisa conhecer fielmente seu público-alvo antes de investir em uma produção de vídeo para internet. Só assim você terá chances de despertar algo e fazer com que sua ideia espalhe pela rede. Bons caminhos para chamar a intensão das pessoas é explorar os seguintes segmentos:

Humor

As pessoas buscam por conteúdos que as faça rir. É aí que seu vídeo pode conquistar e chamar a atenção do seu público. Se uma pessoa se divertir com determinado vídeo, sem dúvidas, vai compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

Os dois lados da moeda

Ao falar sobre determinando assunto é muito importante que você apresente as partes que envolvem o tema. Diferentes pontos de vista tornam seu vídeo mais rico e confiável.

Utilidade

Tutoriais, passo a passo e vídeos de Do It Yourself possuem grandes chances de viralizar, pois se aproximam da realidade das pessoas. Tente fazer algo real, que possa ser aplicado na rotina de qualquer um e que realmente dê certo.

Emoção

Outra boa alternativa é fazer com que determinado vídeo desperte algo emotivo nas pessoas. Arrepios, um sorriso ou até mesmo o choro são reações que comprovam a relevância que um vídeo possui para viralizar.

Testar nunca é demais

Acertar na primeira vez é difícil, para ter um conteúdo relevante na internet faça testes e busque entender o que seu público procura na rede. Escute opiniões, pesquise e refaça estratégias — busque explorar novos caminhos!

Depois de ter um material que você acredita no ar, chegou a hora de fazer sua parte e divulgar seu vídeo o máximo que conseguir. Ao despertar algo positivo em alguém, ele automaticamente será repassado para conquistar novas pessoas e assim por diante. Não acredite que você terá um retorno imediato, pode ser que sim, mas pode ser que não. Para ter mais dicas, confira nosso post sobre como criar vídeos impactantes!