Separamos 6 dicas para você criar videos impactantes

exc-5540e2eee4b0269a2d76e204

Diante de um público cada vez mais exigente e seletivo, apostar em novos formatos de conteúdo tornou-se fundamental para a maioria dos publishers. E entre os novos formatos, o vídeo merece destaque. Além de prolongar o tempo de permanência da audiência dentro do site, o vídeo é o formato campeão no quesito engajamento. Ficou interessado? Então este post é para você!

Veja aqui seis dicas para criar vídeos realmente impactantes!

1 – Tenha clareza do seu objetivo com o vídeo

Antes de colocar a mão na massa e elaborar o script tenha certeza de que seus objetivos com o vídeo estão claros para você. Isso é fundamental para que você defina o estilo do vídeo (se será um tutorial, uma videoaula ou mesmo uma breve exposição com dicas) e inclua todos os elementos necessários para obter bons resultados com a iniciativa.

Se a ideia é converter a audiência para uma landing page ou mesmo para a assinatura da sua newsletter, por exemplo, você não poderá deixar de fora uma forte chamada para a ação. Agora, se o intuito é nutrir leads para a conversão futura, o vídeo pode — e deve — ter cunho mais educacional e utilitário.

2 – Prefira vídeos curtos

O que faz um vídeo ser realmente impactante? Além da sua qualidade e capacidade de despertar emoções intensas e imediatas em quem o assiste, uma coisa é certa: ele precisa ser curto. Por isso, prefira vídeos curtos, de até 5 minutos de duração.

3 – Vá direto ao ponto

E se vídeo bom é vídeo curto, vá direto ao ponto e explique qual é a proposta do vídeo nos primeiros segundos. Nesta hora, tente mostrar os benefícios que o vídeo proporcionará àqueles que o assistirem. Aproveite e insira um call to action ainda nos 15 primeiros segundos, isso permitirá que mesmo aqueles que não irão assistir o vídeo até o final tenham a oportunidade de interagir conforme o esperado.

E se você pensa que este formato mais resumido pode prejudicar a absorção das informações pelo público, saiba que o processamento de conteúdo visual ocorre até 60 mil vezes mais rápido do que com texto, segundo a Corporação 3M.

4 – Crie expectativa com teasers

Criar pequenas chamadas para o tão esperado vídeo é uma boa opção para criar boas expectativas e garantir o retorno da audiência ao seu canal. Para isso, faça teasers que instiguem o público a ver o vídeo. Eles podem estar inseridos em outros posts do blog e também nas redes sociais.

5 – Conte uma história

Quer algo mais impactante que uma boa história? Eis o que faz do storytelling o estilo mais adotado na publicidade em vídeo atualmente. Histórias que emocionam, divertem e tocam os mais profundos sentimentos das pessoas é o que fazem do storytelling um estilo naturalmente impactante. Aposte nele!

6 – Cuidado com a qualidade audiovisual

Não importa quão bom seja o conteúdo do seu vídeo, sem alguns cuidados com a qualidade audiovisual ele não trará o retorno esperado! Para isso, fique atento a detalhes como iluminação adequada, equipamento que filma em FULL HD, microfone para captação de áudio e edição de qualidade. Pequenos descuidos como uma imagem borrada e escura ou áudio e vídeo mal sincronizados podem colocar tudo a perder.  Além de causar uma péssima impressão na audiência, falhas como essa impedem que o foco do seu público permaneça no conteúdo.

Pronto para começar? Antes, veja também nosso post com 8 dicas para fazer vídeos profissionais